Configurando Script de Logon com GPO - Adicionar ícones Desligar, Reiniciar e Logoff na nova interface de Aplicativos (Iniciar)


Cenário: Todas as estações de trabalho terão configuradas um Script de Logon. Os ícones de atalho na nova interface de aplicativos do Windows (Iniciar) para as funções Desligar, Reiniciar e Logoff serão criados a partir do Script do Powershell (.ps1) após logon do usuário.

Requisitos: Habilitar compartilhamento da pasta com permissão Leitura para o grupo Todos e salvar o Script do Powershell dentro da mesma. Script utilizado: CreateWindowsTile.
Fonte do Script: Microsoft

Acompanhe como implementar uma política de grupo com Script do Powershell através de GPO com Active Directory do Windows Server 2012 para estação de trabalho com Windows 8 e Windows 10 (Windows Technical Preview).

Configurando Script de Logon - Script do Powershell

1) No Iniciar do Windows Server digite gerenciamento e clique no Gerenciamento de Políticas de Grupo. Pode ser encontrado também no menu Ferramentas do Gerenciador do Servidor.


2) Navegue até a Unidade Organizacional onde se encontram todos os computadores que você deseja aplicar essa política. Clique com o botão direito sobre ela e selecione "Criar um GPO neste domínio e fornecer um link para ele aqui...".


 3) Digite o nome da sua nova GPO e clique em OK.


 4) Nessa nova GPO selecionada clique com o botão direito e selecione Editar.


5) Nesta nova console expanda as seguintes pastas: "Configuração do Computador/Políticas/Configuração do Windows/Scripts (Inicialização/Encerramento)". Dê um duplo clique em Inicialização


 6) Na janela Propriedades de Inicialização clique em Adicionar....


 7) Na janela Adicionar um Script clique em Procurar....


8) Selecione o local onde se encontra o Script, selecione seu Script e clique em Abrir. Lembre-se de salva-lo numa pasta compartilhada que tenha permissão NTFS para o Grupo Todos.


 9) Na janela Propriedades de Inicialização observe o caminho do seu Script e clique em OK.


10) Feche o Editor de Gerenciamento de Política de Grupo. Na console de Gerenciamento de Política de Grupo selecione a sua nova GPO e clique na aba Opções.


11) Observe na tela do usuário os ícones Desligar, Reiniciar e Sair (Logoff).


12) Clique com o botão direito no ícone e selecione Fixar na barra de tarefas.


13) Observe que o atalho para fazer Logoff  pode ser exibido na Área de Trabalho.




Esse artigo foi submetido por

Alexandre de Matos
MCSE - MCSA - MCTS
alexandremn@live.estacio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >