Configurando Cópias de Sombra e Restaurando Versões Anteriores

Cenário: Todos os arquivos compartilhados terão cópias sendo realizadas periodicamente para não utilizar o backup sempre que seus respectivos usuários precisarem substituir, alterar ou restaurar arquivos. Considerada uma solução de baixa complexidade, as Cópias de Sombra possibilitam uma solução de backup refinada para os arquivos com as Versões Anteriores.

As Cópias de Sombra ocupam o espaço com apenas arquivos alterados e somente os dados alterados é que serão copiados, logo, é requerido pouco espaço para cópia.

Utilizaremos dois Servidores para melhor refletir a realidade: um é o Controlador de Domínio e outro é para o papel de Servidor de Arquivos.

Não é exigido Compartilhamento de Pasta ou Domínio para Habilitar a Cópia de Sombra, apenas possua um Sistema Operacional Windows e de preferência atual.

Acompanhe como implementar as Cópias de Sombra com Windows Server 2012.

Configuração das Cópias de Sombra e Restaurar Versões Anteriores.

0) Observe a Pasta, Arquivos e os seus conteúdos no Servidor.


 1) No seu Servidor de Arquivos clique com o botão direito no Volume e selecione Propriedades.


2) Nas Propriedades do Volume selecione a aba Cópias de Sombra e clique em Configurações.


3) Nas Configurações do Volume selecionado estabeleça um limite de espaço em disco que as cópias poderão ocupar, por padrão é disponibilizado 10% do Volume. Clique em Agendar... para observar ou alterar quando as copias serão realizadas.

Atingir o Limite de Uso disponível provoca a exclusão de Versões Anteriores mais antigas.


4) Em Agenda observe ou altere o horário que as copias serão realizadas, escolha um ou mais horários com pouco tráfego de rede. Clique em OK.


5)  Nas Configurações habilite as Cópias de Sombra, clique em OK.


6) Para que não seja necessário aguardar o horário da Cópia de Sombra, ainda em Propriedades do Volume em Cópias de Sombra, clique em Criar Agora.


7) Observe que é exibido a Cópia de Sombra realizada, clique em OK.


8) Para testarmos abra a Pasta Compartilhada deste Volume com o respectivo usuário da mesma. Exclua um dos Arquivos.


9) Abra o segundo arquivo o altere e salve.


10) Ainda utilizando o usuário ou qualquer conta que tenha permissão para esta pasta, clique com o botão direito sobre a Pasta Compartilhada e selecione Propriedades. Em Propriedades clique na aba Versões Anteriores e para a versão selecionada clique em Restaurar....


11) ATENÇÃO: Não confirme essa ação. Não clique em Restaurar ou serão restaurados TODOS os arquivos que foram alterados. Clique em Cancelar.


12) Em Propriedades da Pasta Compartilhada na aba Versões Anteriores com a versão selecionada clique em Abrir.


13) Na janela aberta selecione os arquivos com versões anteriores que serão utilizados e clique com botão direito e selecione Copiar.


14)  Abra a Pasta Compartilhada onde deseja restaurar ou arquivos e clique com o botão direito e selecione Colar.


15) Observe que por existir um arquivo com o mesmo nome é exibido a janela Substituir ou Ignorar Arquivos. Para este exemplo manteremos o arquivo e a sua versão anterior. Clique em Comparar informações para ambos os arquivos.


16) Selecione ambos os arquivos à serem mantidos e clique em Continuar.


17) Observe que foi adicionado um número ao arquivo antigo e o horário da Data de modificação é correspondente a data e horário em que a cópia foi realizada.



Conclusão: Não existe limite quanto a frequência que se pode realizar Cópias de Sombra, mas lembre de levar em consideração a quantidade de usuários e os dados das alterações feitas nos arquivos em um determinado período. Para evitar lentidão em sua rede utilize a primeira ou última Cópia de Sombra no começo e final de expediente.

Esse artigo foi submetido por

Alexandre de Matos
MCSE - MCSA - MCTS
alexandremn@live.estacio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >