Configurar o DFS - Implantar Namespace ao caminho UNC


Cenário: Todo o domínio terá que ter Namespaces (espaços de nomes) que apontem para diversos compartilhamentos espalhados em vários servidores. Nomes amigáveis serão utilizados para facilidade o usuário de acessar os compartilhamentos.

O Namespaces DFS permite delegar as novas pastas criadas e ainda possibilita redundância e alta disponibilidade quando houver falha em um dos Servidores que compartilham os dados.


 Configurando DFS - Implementação habitual de Namespace DFS


1) No Gerenciador do Servidor do seu Servidor, clique em Gerenciar e selecione Adicionar Funções e Recursos. Avance até Funções do Servidor e expanda as funções Serviço de Arquivo e Armazenamento/Serviços de Arquivo e iSCSI e selecione Namespace de DFS. Clique em Adicionar Recurso para adição dos recursos associados. Conclua a instalação.


2) No Iniciar do Windows Server digite "gerenciamento" e clique em Gerenciamento DFS. Pode ser encontrado também no menu Ferramentas do Gerenciador do Servidor.



3) Clique com o botão direito em Namespace e selecione Novo Namespace....


4) Digite o nome do seu servidor, se precisar clique em Procurar....


5) Digite um nome para seu Namespace. Neste exemplo é Empresa. Clique em Editar Configurações....



6) Altere o caminho local da pasta compartilhada, para fins de exemplo, coloquei o caminho da pasta já compartilhada no domínio. Selecione Administradores possuem acesso total; outros usuários possuem permissões somente leitura e clique em OK.

Nesta pasta configurada em "Caminho" aparecerão as pastas criadas no Namespace.


7) Após Editar Configurações... clique em Avançar.


8) Selecione a opção Namespace baseado em domínio e deixa marcada a opção Habilitar o modo Windows Server 2008. Clique em Avançar.


9) Observe as configurações e clique em Criar.



10) Clique em Fechar para fechar o Assistente de Novo Namespace.


11) Selecione o Namespace criado e clique em Nova Pasta... no menu Ações.


12) Digite o nome da sua pasta e clique em Adicionar. Digite o caminho UNC da pasta que você deseja apontar(Diretoria) utilizando o nome Namespace, que neste exemplo é Suporte.



13) Adicionando pasta Suporte e apontando para Diretoria. Clique em OK.



14) Adicionando Dados e apontando para Relatorios.


 15) Abra o Executar (Windows + R) e digite o caminho UNC do Namespace criado. Para este exemplo:  \\alexandre.local\Empresa". Agora note que propositalmente configuramos no "passo 6" o "Caminho" de uma pasta onde estão as pastas que estão sendo apontadas.

De forma bem clara, ao lidarmos com Namespace, pense nele como um Atalho para as pastas compartilhadas já existentes e ainda acrescente as possibilidades de delegação herdada ou explícita.


16) Note que ao criamos a Nova Pasta podemos apontar para uma pasta em outro servidor.


17) Na janela Gerenciamento DFS podemos ainda Delegar permissões, alterar as configurações em Propriedades, adicionar Servidores de Namespaces, Replicação, entre outros.


Conclusão: Para redundância, alta disponibilidade e sincronização de conteúdo apontados para destinos diferentes, instale a Função Replicação de DFS exibida na tela do "passo 1" durante a instalação do Namespaces de DFS em ambos os servidores e os adicione em Servidores de Namespaces no Gerenciamento DFS.

Esse artigo foi submetido por

Alexandre de Matos
MCSE - MCSA - MCTS
alexandremn@live.estacio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >